1 FÓRUM DE SAÚDE E SEGURANÇA AMO ABORDA MUDANÇAS NAS NR 12 E 13 E 26

15 de Setembro de 2014

O Engenheiro de Segurança do Trabalho, Roque Puiatti, foi um dos palestrantes


A AMO Medicina e Saúde realizou no último sábado, 30, em seu Centro de Convenções, o Fórum de Saúde e Segurança AMO, destinado a técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança e recursos humanos.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho, Roque Puiatti, foi um dos palestrantes e abordou os temas “O que há de novo na NR13”, “Gestão da NR12: o que a empresa precisa cumprir?” e “Classificação, Rotulagem e FISPQ, segundo o GHS”.

Puiatti é mestre em Segurança de Processos e Prevenção de Perdas, Auditor Fiscal do Trabalho SRTE/RS, Coordenador das Comissões Nacionais Tripartite que revisam as Normas Regulamentadoras 13 e 20, membro do Subcomitê de Especialidades das Nações Unidas sobre o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS).


NR12 - Está em vigor desde dezembro de 2010 a normativa regulamentadora NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, reformulada com o foco de reduzir os acidentes com trabalhadores e usuários de equipamentos industriais. O objetivo da Nova NR12 é de ter em médio prazo máquinas e equipamentos  realmente seguros, com informações mínimas para estes sejam projetados e construídos desta forma desde o transporte, utilização, manutenção, até o descarte. A nova versão contempla a maioria dos dife­rentes modelos de máquinas e equipamentos de distintos processos de trabalho, buscando proteger de fato os envolvidos nos métodos de fabricação, e nas demais áreas envolvidas.


“A NR12 é uma Norma muito importante porque ela trouxe novos conceitos de prevenção e a responsabilidade do empregador fazer a gestão do ciclo de vida da máquina e exigir que venha uma máquina adequada, montar uma estrutura interna de prevenção e até quando ele sucateia não vender a máquina sem proteção, pois ele pode ser responsabilizado posteriormente por isso”, explicou Roque Puiatti.


NR13 - Para Roque Puiatti, a NR13 avançou e se tornou uma norma muito mais amigável da leitura, muito mais fácil para os profissionais da área do trabalho e da saúde e outros que implementam a norma. “Ela agregou as tubulações, que o profissional de segurança conheça e implemente. Para a NR13, o papel do profissional de segurança seria o de um auditor, fiscalizando a implementação da norma na empresa, contribuindo para a prevenção de acidentes, especialmente com tubulações, que é o que mais vem acontecendo no Brasil e no mundo”, explicou o engenheiro de segurança.


NR26 - Esta Norma Regulamentadora trata da rotulagem, de fichas, onde o profissional de segurança tem um papel estratégico nos dias de hoje. Para Roque Puiatti, fazer um inventário das substâncias, ver se elas estão devidamente rotuladas, verificar se a ficha de segurança tem uma boa qualidade, pois essas informações deverão ser transmitidas ao trabalhador. “Treinar, qualificar o trabalhador, entender o que é um rótulo e o que está sendo dito nele, e assim por diante. Então a NR26 está entrando em vigor para misturas no próximo ano e, para substâncias, já está em vigor desde 2011”, ressaltou Puiatti.


“A iniciativa da AMO em realizar um Fórum como este é de fundamental importância. Não adianta apenas qualificar o trabalhador. Deve-se qualificar o profissional que qualifica o trabalhador. Este profissional é o multiplicador e precisa estar atualizado, renovando seus conhecimentos, trocando experiências, pois as Normas hoje mudam muito rápido e deve-se estar preparado para estas mudanças”, finalizou o palestrante Roque Puiatti.


Por: Ana Keila Rocha